terça-feira, 3 de abril de 2012

BORATCHO

Esse espaço do Veneza de brasileiros apresentará, uma vez por mês, ao menos, uma reportagem com o que de melhor acontece no cenário brasileiro no campo cultural, de entretenimento e eventos. Tentaremos focar o que é mais interessante , ou seja, o que pensamos ser do gosto do leitor internauta , mostrando sempre uma alternativa rica de lazer ou de mera descontração. Aqui trataremos desde bares e restaurantes até passeios e festas que fazem parte do circuito nacional e contribuem, de alguma forma, para impulsionar a cultura brasileira em seus mais diversos segmentos.


Abrindo esta série de enfoques sobre vivência cultural, o Veneza de brasileiros destaca agora o setor gourmet e credencia o restaurante “Boratcho” como uma ótima opção de escolha para uma noite especial.

O Boratcho, localizado no bairro do Pina, Recife, Pernambuco, Brasil, apresenta um diferencial importante. Além da culinária típica mexicana e do ambiente confortável, o restaurante/bar possui shows acústicos de artistas da cena pernambucana tais como Silvério, Ortinho, Mônica Feijó, Choro Brasil, Bendito samba, Seu cafofinho e suas correntes, Jimbo blues, Latin jazz, Pé na estrada, DJ Dolores, A cubana com Edinho Jacaré e Valdi Português, Digital Groove, Magia negra, Olivastan, entre muitos outros, não menos significativos. Há cinco verões a casa conta, ainda, com o denominado projeto SEM NOÇÃO , formado pelos dee jays Bahiano,Tchêras e Renato L, que, juntamente com um convidado, enriquecem as noites de quinta-feira com o que há de melhor na música da região.

Com a curiosidade que nos é peculiar, conseguimos levantar algumas singularidades desse bar, que já virou parada obrigatória para quem gosta de badalar na noite recifense, como também para aqueles que estão visitando a cidade maurícea. Em primeiro lugar vale destacar o espírito empreendedor dos seus proprietários que, após várias incursões em outras áreas, decidiram criar raízes no coração da cidade. Perguntamos à proprietária, Renata Phaelante: por que escolher este segmento em particular , avançando de imediato no campo da cozinha mexicana? Ela atestou a sua vontade, há muito, de enveredar pela noite e o ramo gourmet. Lembrou que, à época, pensando sobre o assunto, tomou ciência de um restaurante mexicano, Viva Zapata, em Olinda, pertencente a uma amiga, que havia fechado suas portas e deixado carentes os residentes do grande Recife daquele tipo específico de culinária. “ daí o motivo de fazer um bar mexicano” , arremata ela. Segundo ela , ainda, o restaurante conquistou um público cativo com o tempo e a divulgação é, em sua maior parte, feita de amigo para amigo, na base do boca a boca. Tendo grande importância nesse aspecto os eventos ali promovidos que acabam por renovar o público, oxigenando a casa de fiéis contempladores da boa mesa e da boa música. Ela acrescenta que o público é na sua maioria jovens de vinte a quarenta e cinco anos, possuindo baixa frequência de estrangeiros, mas uma clientela importante de visitantes do sul do Brasil. “ora porque viram na Veja, no guia Smirnoff, no guia Unibanco entre outros guias que indicam o espaço, ou mesmo numa matéria de periódicos locais.” Indagada sobre a longevidade do restaurante numa cidade caracterizada pela instabilidade do segmento, a proprietária ressalta : O Boratcho não é um bar da moda, onde as pessoas frequentam por um ano e abandonam quando surge um novo. Ele é um bar que está sempre se renovando, através de seus eventos, possui um cuidado especial com a música, a comida, em oferecer um ambiente aconchegante, onde a pessoa se sinta bem”.

O boratcho faz o lançamento do seu site www.boratcho.com.br , nesta quinta feira, 08/02 , às vinte e duas horas, com DJ móbil responsável pelas pick-ups, que constitui a maior referência norte-nordeste no estilo electro/house e também do circuito underground das principais cidades, tocando um som de pegada forte, recheado de efeitos , vocais e incrível feeling com a pista. Abaixo reproduzimos uma poesia de autoria de Léo Montenegro, criada especialmente para o bar:


JO SOY UN BORATCHO

Quando älergia, o Dj residente
Coloca seu set levanta defunto e crianças vizinhas
A socialite solavanco bota pra dançar
Na grande janela da continuidade
Que aparece à frente do bar
E no salão em L, dos mais típicos salões.
Estermos sim, a desconstruir a calmaria
conheço de longe as cabeças adoráveis
Conheço o barulho do chafariz
O boneco em uma siesta depois do merengue
E vejo fantasmas vizinhos
que comem espinhos
A sete tequilas depois
E a sete tequilas depois
há canções que animam
Há lugar de vasta luz
O chilli é amassado
Turmas comemoram a praga da vida
E nas festas às quintas
toca a banda dos esculhambados
E ai velhinho, aconteceu.
que ao chegar os tempos das mangas
Uma caiu no muñeco
Despertando-o do telhado
Que atordoado desceu pelo lastro
Pisou o assoalho e gritou
Jo soy un boratcho


Léo Montenegro

Para quem não sabe, boratcho vem do espanhol “borracho” que significa aquele que bebe muito, boêmio.

No site do Boratcho você vai poder conhecer o perfil, o cardápio, saber da programação do bar, ver fotos e manter contato direto dando sua opinião, crítica e sugestões.

Av. Herculano Bandeira, 513 - Galeria Joana Darc - Pina - inf. 33271168

Entrada Franca

Texto de Marcos André Carvalho Lins

Nenhum comentário: