terça-feira, 3 de abril de 2012

Maceió, minha sereia

Imagine você mergulhando no azul piscina do mar de Pajussara, deixando o sol bater no seu rosto, vendo as jangadas partindo para o mar para pescar... Como diz a famosa música de Maceió... Uma experiência única que não deixa a dever a nenhuma praia do mundo, ao contrário, o mundo é que deixa a dever a Maceió.
André Calado
Maceió, minha sereia

A orla marítima de Maceió, no trecho das praias de Pajussara, Ponta Verde e Jatiúca, sofreu recente reforma por parte da prefeitura, valorizando ainda mais as belezas presenteadas aos alagoanos, como uma moldura valoriza uma pintura. Hoje passear na pista de cooper, ou na ciclovia, tornou-se melhor, pois a estrutura atual é digna de aplausos. Durante o passeio tente parar na Barraca Loupana, ela possui hot spot, tornando possível registrar por e-mail, no momento exato, a sua emoção de ver o maravilhoso pôr do sol naquele local. Outras barracas são, também, excelentes, pois a liberdade dada aos proprietários torna a variedade mais uma atração. Por exemplo, na barraca do Clube do Pirata, o ótimo atendimento dos garçons e a cerveja acompanhada de um churrasquinho no espeto ou caldinho de feijão (qualquer outro item do cardápio será igualmente apreciado) fazem o tempo voar junto com a fantástica brisa vinda do mar e aquele cheirinho de maresia inconfundível.
Maceió, minha sereia

Com o investimento na infra-estrutura da orla, a prefeitura incentivou os comerciantes do local a fazerem o mesmo. Um ótimo exemplo é a, supra citada, barraca Loupana que, além da internet wireless disponível, tem uma escuna, pronta para passeios, ancorada em frente à mesma. Contudo, a tradição ainda reside em Maceió, quem não for comer a acarajé, em frente ao Clube Alagoinha, não sabe o que vai perder. A prenda culinária foge da receita baiana, mas é muito saborosa. O local, aos sábados e domingos, torna-se o ponto de encontro de diversos grupos e de turistas.

Maceió, minha sereia

A viagem gastronômica não para por aí, na orla pode-se apreciar pizzas, crepes, culinária local, italiana, enfim, a diversidade é a lei. Outro local fantástico é o Foca Beer, esse é mais requintado, porém é um ótimo local para tomar um chope e papear, localizado em frente ao mar na orla da Ponta Verde, uma das áreas mais valorizadas de Maceió. Pertencendo ao grupo Famiglia Giulianno (que além do Foca Beer e do restaurante Famiglia Giulianno tem a Spettus Steak House) recentemente mudou de proprietários, sendo adquirido pelos donos da já citada Loupana.
Maceió, minha sereia
Porém não quero fazer propaganda de ninguém e sim de Maceió, então, ao vir aqui, escolha o local que mais lhe agradar e fique certo que provavelmente sairá satisfeito, louco para voltar e experimentar outras opções.
Texto de André Calado.
Engenheiro, residente em Maceió, e possui algumas colaborações no site Overmundo.

Nenhum comentário: