terça-feira, 23 de outubro de 2007

VÔO DE PALOMA

Photo Credit: Osvaldo Barreto
O mais recente livro da escritora, e membro da UBE, Leoni Muniz, O Vôo de Paloma, traz uma análise sociológica e comportamental da sociedade pernambucana, varrendo dos anos trinta até 1998, quando ocorre o desfecho com a morte da personagem principal. “A protagonista é filha de um coronel usineiro que, muito mimada e valorizada pelo pai, diante da vida não encontrou as mesmas facilidades, chegando ao ponto do próprio pai se insurgir contra ela, quando esta decidiu dar o passo de liberdade.” Conta Leoni, sintetizando, desta forma, uma espécie de sinopse da obra. Leoni procura chamar a atenção para o papel da mulher dentro deste contexto patriarcal, enveredando por uma análise apurada, que, segundo ela, tem muito de realidade. “Embora, eu seja de classe média, convivi no colégio com muitas pessoas advindas das esferas “aristocráticas”, procurei , então, costurar todas as histórias que presenciei e traduzir todas em forma de um único livro.” E Leoni explica: “a personagem, em si, é ficcional, mas com todos os ingredientes da época: o preconceito, a discriminação, a valorização do nome , da beleza, etc.

Leoni Muniz é socióloga, com diversos cursos no exterior, e trabalhou na SUDENE, sendo aposentada desta entidade. À sua antiga instituição empregadora, ela se refere com entusiasmo, e lembra com ternura os tempos em que trabalhou com Celso Furtado, por exemplo, e também lhe vem à mente Paulo Freire, do qual também foi aluna. Para ela , havia muito mais na SUDENE do que aquilo que a imprensa ressaltou, a corrupção, devido a qual a entidade foi encerrada. “Houve campos da instituição que eram muito competentes e atuantes, mas apenas um setor levou à derrocada do todo”.

Atualmente, Leoni escreve sobre música pernambucana e se diz encantada por João Pernambuco. Na sua opinião, o compositor, que era analfabeto e não lia partitura, foi a fonte de onde bebeu Villa-lobos. 

Fica as sugestões de leitura: O vôo de Paloma e o próximo livro, a ser lançado, que trata, entre tantos outros nomes, de João Pernambuco.

Texto de Marcos André Carvalho Lins.


Galerias de Fotos

LimpezaPesarEstádio da Ilha do Retiro IIITartarugasCorujaO estádio de futebol Adelmar da Costa CarvalhoClick

Nenhum comentário: